FCA Saúde

Página inicial > Notícias > Em se tratando de criança, todo dia é 12 de outubro!

Notícias

Fique por dentro.

Em se tratando de criança, todo dia é 12 de outubro!

Publicado em 11/10/2019

O dia das crianças está chegando e a meninada já começa a ficar eufórica. Afinal, a data é marcada por muitos presentes, passeios em família e diversas outras atividades para curtir o momento com muita alegria, não é mesmo?

Mas para que as crianças possam continuar curtindo, na sua plenitude, o prazer dessa fase da vida delas, é necessário que os pais e responsáveis fiquem atentos a todos os cuidados que os pequeninos merecem. Neste 12 de outubro, nós da FCA Saúde queremos lembrar que: Uma criança saudável será também um adulto saudável.

Quem tem filhos sabe que a preocupação com a saúde das crianças é constante. Em meio a uma rotina agitada de trabalho, muitos compromissos e cuidados com a casa e a família, encontrar tempo para se dedicar à saúde deles acaba sendo um dos principais desafios dos pais. Criamos algumas dicas que podem ajudar bastante os pais na hora de cuidar dos filhos. São elas:

Cuidados com a alimentação

Desde os primeiros dias de vida, os pais devem prestar bastante atenção na alimentação do bebê. A recomendação é que o leite materno seja o único alimento até os 6 meses de idade, pois além de possuir todos os nutrientes necessários para a saúde dele, o contato mais próximo entre mãe e filho aumenta o vínculo afetivo entre eles.

Após os primeiros 6 meses, os pais devem começar a apresentar alimentos variados, para que a criança já comece a se habituar com a diversidade de nutrição e conheça a importância de cada uma para a saúde. 

Durante a adolescência, a atenção deve ser redobrada, pois os filhos costumam abusar das guloseimas industrializadas, muitas vezes de baixo valor nutricional e ricas em açúcares. É dever dos pais fazer uma educação alimentar para os filhos, alertando sempre para a importância da ingestão de cálcio, vitaminas, sais minerais e proteínas que ajudam no crescimento. Lembre-se que o exemplo é a melhor maneira de ensinar. Os pais e demais familiares também precisam ter uma alimentação balanceada, para que as crianças possam se acostumar com um ambiente saudável e efetivo para o desenvolvimento delas.

Prática de esportes e atividades recreativas com os pais

Reservar um tempo para praticar atividades com os filhos não só faz bem para a saúde como serve para consolidar a relação entre pais e filhos. Através de caminhadas, corridas, passeios em parques e demais esportes, crianças e adolescentes podem desenvolver suas habilidades motoras e raciocínio, além de fortalecer os músculos. Essas atividades em conjunto são uma ótima oportunidade para os pais ensinares valores como parceria, confiança e dedicação.

Matricular os filhos em escolas de esporte também é recomendável para incentivar socialização com as outras e aprender a conviver em grupo, o que possibilitará a criança entender sobre cooperação e o respeito às diferenças. Mas lembre-se que ela precisa se identificar com alguma atividade, para que a prática do esporte seja prazerosa e eficiente. Caso haja rejeição no início, os pais não devem forçar, evitando assim que a criança não crie um bloqueio contra as atividades físicas. O ideal é incentivar e começar aos poucos, mostrando a variedade de opções e deixar que os filhos escolham naturalmente o que mais gostam de fazer.

Dormir é essencial para um crescimento saudável

Na era dos smartphones e videogames, fazer com que os jovens durmam cedo acaba virando uma missão quase impossível, não é mesmo? Nunca é demais ressaltar a relevância do sono no crescimento, em todos os seres humanos, mas infelizmente muitas pessoas não levam esse fator muito a sério. Incentivar os filhos, desde cedo, a dormirem 8 horas por dia é essencial, pois a falta de um sono adequado pode prejudicar a saúde da criança e trazer problemas no desempenho escolar, variações no humor e afetar o crescimento.

Mas então, como fazer com que os filhos durmam cedo? Uma dica é criar regras e mostrar a eles que para tudo na vida é importante que saibamos respeitar as normas para viver em sociedade. Estabeleça um horário que a criança deve estar na cama e crie com ela uma agenda das atividades diárias, incluindo a escola, dever de casa, prática de esportes e também o uso de videogames e celulares.

Visitas ao médico e agenda de vacinas não podem ser esquecidas

Durante a fase de desenvolvimento dos filhos, desde a primeira infância, visitas regulares ao pediatra devem ser feitas, para que o profissional da saúde possa acompanhar o crescimento da criança. Desde os primeiros dias de vida, o bebê já se encontra vulnerável à diversas doenças, por isso, a vacinação é primordial para o fortalecimento do sistema imunológico dele. Fique atento à carteirinha de vacinação do seu filho e cumpra todas as etapas do calendário de vacinação. Em caso de dúvidas busque sempre ajuda de um profissional da saúde.

Invista em uma boa convivência familiar

As dicas que preparamos acima são elementares para que seu filho possa ter uma vida saudável e feliz, ao lado da família. Para cada ação proposta, procure sempre usar o caminho da educação e conscientização, principalmente no caso dos adolescentes, que muitas vezes não gostam e não entendem a importância de certos hábitos, como o da alimentação, por exemplo.

Os pais devem se preocupar em educar os filhos e procurar evitar certos radicalismos, que podem piorar a situação e criar um cenário de dificuldade na relação entre eles. O diálogo é fundamental, em todas as fases da vida, pois possibilitará que a convivência familiar seja harmoniosa e também prazerosa, com o objetivo de formar um adulto feliz, saudável, sociável e consciente. 

FCA Saúde - Administração Geral
Rua da Paisagem, 240/5º andar - Vila da Serra
CEP: 34006-059 - Nova Lima/MG