FCA Saúde

Página inicial > Notícias > Você já praticou o sorriso hoje?

Notícias

Fique por dentro.

Você já praticou o sorriso hoje?

Publicado em 25/10/2019

 

O poeta Mário Quintana já dizia que “O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores”. E não é que ele estava certo? Há quem diga que o sorriso é a manifestação dos lábios, quando os olhos encontram o que o coração procura. Fato é que sorrir é um dos principais cartões de visita para as nossas relações pessoais e também profissionais.

E, para continuarmos presenteando as pessoas com esse belo gesto, precisamos cuidar da nossa saúde bucal. Você sabia que o que acontece com a boca influencia o restante da nossa saúde? Por atuar na fala, mastigação e respiração, ela acaba sendo a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, e serve de porta de entrada para várias doenças. Além da higiene, a alimentação e o consumo excessivo de tabaco e álcool estão diretamente ligados à saúde bucal.

De olho na conscientização

Hoje, 25 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal. A data foi escolhida para celebrarmos os benefícios de uma boca saudável, promover a conscientização dos problemas que envolvem a saúde bucal e a importância da higiene oral no cuidado com aqueles que amamos e a nós mesmos.

Os problemas mais comuns que podem ocorrer na boca são a cárie, a doença periodontal (aquela inflamação na gengiva, que a deixa avermelhada, inchada e sangra quando escovamos os dentes) e o mal hálito, que traz muito desconforto. Por isso, é bom ficar ligado aos principais cuidados com a boca.

Confira:

  • Escovar os dentes e passar o fio dental após cada refeição (lembre-se de escovar a língua)
  • Consultar um dentista periodicamente (pelo menos uma vez ao ano)
  • Trocar a escova a cada 3 ou 4 meses.

Fique ligado: enxaguante bucal pode ser usado, desde que tenha orientação de um dentista.

Durante a escovação, a recomendação é observar a estrutura dos dentes, gengiva, língua e a cavidade bucal como um todo, para conseguir identificar possíveis alterações, como lesões ou manchas, que podem ter colorações distintas. Percebeu algo de errado? Consulte um dentista, para que ele avalie a situação e possa buscar a melhor alternativa de solução.

Prevenir é o melhor remédio

Para que possamos sempre manter o sorriso nos lábios, alguns outros hábitos podem também ajudar a manter a boca saudável. Veja:

  • Modere no consumo de alimentos açucarados
  • Utilize cremes dentais com flúor
  • Se usa próteses dentárias, é preciso higienizá-las para evitar lesões e o acúmulo de restos de alimentos
  • Evite o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas. 

E você, já sorriu hoje?

FCA Saúde - Administração Geral
Rua da Paisagem, 240/5º andar - Vila da Serra
CEP: 34006-059 - Nova Lima/MG