FCA Saúde

Página inicial > Notícias > 25 de novembro | Uma data para agradecer aos doadores de sangue

Notícias

Fique por dentro.

25 de novembro | Uma data para agradecer aos doadores de sangue

Publicado em 25/11/2019

 

Dizer obrigado! Esse é o objetivo do dia 25 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue e que serve também para sensibilizar as pessoas sobre a importância desse ato.

A proximidade das férias, festas de final de ano, carnaval e feriados prolongados faz acender o alerta dos bancos de sangue, que costumam ficar muito baixo nestas épocas, devido à grande procura, já que acontecem muitos acidentes nestes períodos. Por causa disto, o mês de novembro foi escolhido para intensificar e fortalecer as campanhas de doação de sangue. Apesar de ser um ato simples, rápido e que pode salvar muitas vidas, mesmo com uma única doação, nós, brasileiros, ainda estamos longes de dar a devida atenção a este lindo gesto de amor ao próximo.

De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o percentual ideal de doadores de um país deve ser entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, não chega a 2%. Um número triste e preocupante, já que muitos procedimentos para salvar vidas acabam não acontecendo, justamente pela ausência de estoque de sangue nos hospitais.

Para as pessoas que não sabem como funciona a doação ou tem medo de doar, é importante ressaltar que a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde e a recuperação de quem doa é imediata. São tirados cerca de 450 ml de sangue. O tempo de doação é de no máximo 15 minutos, e o processo todo dura em média 40 minutos. É necessária uma observação por alguns instantes antes da liberação do doador. 

Quem quiser doar sangue deve observar os seguintes aspectos: 

  • Estar alimentado e se for doar pela manhã, fazer uma refeição leve, sem gorduras, como café, bolo, pão, cereais e frutas. 
  • Se for doar depois do almoço, aguardar pelo menos 2 horas.
  • Ter dormido pelo menos 4 horas.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já tiverem doado alguma vez na vida antes dos 60 anos, independente do sexo, e devem respeitar o intervalo mínimo de seis meses entre as doações.
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para a mulher. 

Quem pode doar:

  • Pessoas em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem ter a presença e a autorização do responsável legal) e pesar acima de 50 quilos. O limite de idade para a 1ª doação é de 60 anos. 

Quem não pode doar:

  • Pessoas com febre, diarreia, gripe ou resfriado, portador de doenças crônicas (Câncer, Diabetes Insulino dependente, Doença Autoimune), Doença de Chagas, Malária, doenças infectocontagiosas ou que já tenham feito uso de drogas ilícitas injetáveis.

Doar sangue é doar vida, ajude a quem precisa.

FCA Saúde - Administração Geral
Rua da Paisagem, 240/5º andar - Vila da Serra
CEP: 34006-059 - Nova Lima/MG