FCA Saúde

Página inicial > Notícias > Aprenda a cuidar da sua visão com dicas simples

Notícias

Fique por dentro.

Aprenda a cuidar da sua visão com dicas simples

Publicado em 21/02/2020

 

Quando pensa em saúde você considera o cuidado com os olhos? Muitas vezes esquecidos, esses órgãos também precisam de atenção.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio de visão. Destes, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual. Mas, se fossem tratados com antecedência, poderiam ter sido evitados.

Os olhos são muito sensíveis e estão sempre expostos ao tempo e ao uso de produtos cosméticos, por isso, uma boa rotina de higiene e algumas atitudes podem prevenir danos. Quer saber como se cuidar melhor? Siga as dicas abaixo!

1 - Evite coçar os olhos

A estrutura dos olhos é frágil e a pressão exercida na área pode provocar lesões e doenças mais graves. Além disso, nossas mãos contêm impurezas. Se a sensação de coceira for constante, consulte sua Equipe de Saúde!

2- Remova maquiagens

Não tirar os produtos de beleza dos olhos antes de dormir pode irritar e até mesmo inflamar a área. Após usar pincéis e escovas de maquiagem, lave-os para evitar a proliferação de bactérias. Observe também o prazo de validade de cada produto.

3 – Controle a ingestão de açúcar

O excesso de glicose pode causar problemas à visão, principalmente aos portadores de diabetes, provocando uma retinopatia diabética, que se caracteriza por danos aos vasos sanguíneos no tecido da parte traseira do olho (retina).

4 – Pare de fumar

O consumo do cigarro está associado a problemas de visão, como degeneração macular, catarata e danos no nervo óptico.

5- Cuide do seu corpo

A má alimentação e o sobrepeso impedem que as vitaminas que previnem os prejuízos celulares cheguem aos olhos. Por isso, é importante se exercitar e manter uma dieta balanceada.

6 – Lave bem os olhos

Pelo menos uma vez por dia, higienize pálpebras, cílios e os cantos, removendo impurezas e secreções secas. Com isso se evita coceiras que podem de causar irritação ou até mesmo uma conjuntivite.

7 – Pisque mais

Piscar lubrifica as córneas, evita o ressecamento dos olhos e outros problemas que comprometem a visão, como coceira e irritações mais sérias.

8 – Atente às lentes de contato

Antes e depois de usá-las, lave bem as mãos e higienize as lentes. A limpeza do estojo também deve estar em dia, antes de repor o objeto no local. Não se esqueça de substituí-las de acordo com o prazo de validade, para evitar riscos de infecções.

9 – Use óculos escuros

Assim como o filtro solar protege a pele, os óculos de sol mantêm olhos protegidos. Esses órgãos têm a saúde afetada pela exposição à radiação solar, por isso prefira a exposição antes das 10h e depois das 16h, que é quando os raios são mais saudáveis.

Em caso de dúvidas agende uma consulta com o seu Médico de Referência. Ele é capacitado para te dar as orientações necessárias e, se for preciso, te encaminhar ao oftalmologista. Assim você previne problemas e mantém a saúde dos olhos.

FCA Saúde - Administração Geral
Rua da Paisagem, 240/5º andar - Vila da Serra
CEP: 34006-059 - Nova Lima/MG