FCA Saúde

Página inicial > Notícias > Sarampo. Vírus antigo, perigo atual!

Notícias

Fique por dentro.

Sarampo. Vírus antigo, perigo atual!

Publicado em 09/06/2020

 

Tem um vírus que não é novo, mas que também exige nossa atenção, o Measles morbillivirus. Ele é causador do Sarampo, uma doença que se espalha pelo ar por gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar.

Neste momento de pandemia, estamos voltados ao novo risco, mas o Sarampo, velho conhecido, voltou a circular no país em 2018 e também ameaça nossa saúde. Até março deste ano, quase 30 mil casos da doença foram confirmados no Brasil.

Os sintomas da doença são:

  • Febre acompanhada de tosse
  • Irritação nos olhos
  • Nariz escorrendo ou entupido
  • Mal-estar intenso
  • Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo.
  • Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade.

Um ponto de atenção é que o Sarampo abre portas para doenças. Ao atacar o organismo o vírus compromete a memória imunológica, deixando-o mais suscetível para reagir a outras infecções graves.

Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença.

A boa notícia é que para esse vírus já conhecemos a vacina. E a única forma de combatê-lo é prevenindo-se. Por isso, o Ministério da Saúde está fortalecendo as ações contra o Sarampo. Nesta fase o público-alvo para a imunização são adultos de 20 a 49 anos de idade, e vai até o dia 30 de junho. Para ter acesso, basta procurar as salas de vacinação dos Núcleos FCA Saúde ou um Posto de Saúde.

Antes de se deslocar a um dos Núcleos, verifique pelo Disque Saúde (31)3304-3900 a disponibilidade da vacina e horários da vacinação.

 

Vacine-se!

FCA Saúde - Administração Geral
Rua da Paisagem, 240/5º andar - Vila da Serra
CEP: 34006-059 - Nova Lima/MG