FCA Saúde

Página inicial > Notícias > Não é preciso usar drogas para sorrir!

Notícias

Fique por dentro.

Não é preciso usar drogas para sorrir!

Publicado em 26/06/2020

 

O consumo de substâncias que proporcionam prazer intenso causa uma falsa sensação de bem-estar e pode parecer uma boa saída, principalmente em momentos de estresse ou tristeza. Mas, na realidade, o problema só aumenta.

26 de junho é o Dia Internacional de Combate às Drogas. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1987, e visa estimular o debate em torno do tema, propondo ações de enfrentamento deste problema mundial.

Dados do Relatório Mundial sobre Drogas 2020, realizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), mostram que cerca de 269 milhões de pessoas usaram drogas no mundo em 2018, um aumento de 30% em comparação com 2009. Deste total, mais de 35 milhões de pessoas sofrem de transtornos associados ao uso de drogas.

No Brasil, um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz revela que uma em cada dez pessoas já usaram alguma substância ilegal pelo menos uma vez.

São diversos os motivos que levam uma pessoa a usar drogas. O vício pode surgir em um caminho ilusório, quando as substâncias são usadas para fugir de situações difíceis de lidar. No desespero, álcool, remédios, entorpecentes e narcóticos oferecem alívio rápido, mas a intensidade do uso de substâncias psicoativas tomou proporções tão graves que se tornou um problema de saúde pública internacional.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a dependência destas substâncias é uma doença, e deve, portanto, ser tratada como tal. O tratamento para a dependência química é um processo delicado e contínuo.

Quem luta contra a dependência química  passa por diversos desafios:

  • Reconhecer - a pessoa precisa reconhecer que o uso a levou ou está levando para a dependência química.
  • Ficar longe dos meios – a pessoa precisa se afastar dos locais em que consome ou compra as substâncias.
  • Rever relações - é preciso trocar as amizades que te levam a este caminho.
  • Ter foco - para se livrar de um vício, qualquer que seja, é preciso disciplina, esforço e dedicação contínua.
  • Mudar hábitos – é necessário alterar o estilo de vida para desfazer os elos que ligam a pessoa às drogas.

 Nesta caminhada,  o apoio da família e de amigos é essencial. 

FCA Saúde - Administração Geral
Rua da Paisagem, 240/5º andar - Vila da Serra
CEP: 34006-059 - Nova Lima/MG